Pássaros na Janela

Ilustrações para o livro infantojuvenil de Izabel Rodrigues (ago, 2022).

Graciela Campos Jokowiski, Amanhecer, ilustração para livro infantojuvenil, 2022

A primavera chega, enchendo a nossa alma de alegria e a natureza se apresenta radiante pelo colorido das flores e movimentada pelos revoares de pássaros de múltiplas espécies. […] É hora de ouvir o canto dos pássaros, contemplar a natureza, sentir o pulsar dos corações e agradecer a oportunidade de um novo dia que se inicia para a construção de muitas histórias” (Izabel Rodrigues, 2022)

Graciela Campos Jokowiski, Ninho, ilustração para livro infantojuvenil, 2022

A janela é um ponto de pausa do olhar, de contemplar a paisagem, a vista para fora. Se a vista for bela e tiver um céu azul, será um momento de paz no meio da rotina urbana agitada, um tempo de reflexão. O livro conta a história da Zabelê e seus momentos de olhar através da janela: em um instante ela relembra sua infância no milharal, em outro faz reflexões sobre o meio ambiente ou sobre o cuidado dos pais com os filhos, tudo enquanto acompanha a narrativa dos passarinhos que fazem morada na sua janela.

Graciela Campos Jokowiski, Amanhecer 2, ilustração para livro infantojuvenil, 2022

A arte procura transmitir a sensação da leveza de uma pausa no tempo. As cores foram escolhidas para reforçar esta atmosfera de paz e reflexão. As paredes brancas que recortam a janela, são como grandes espaços livres para o pensamento. O fundo em branco destaca a imagem externa com os pássaros, emulando o ato de contemplação: quando tudo o que há ao redor sai de foco e, neste caso, os pássaros entram em cena.

Graciela Campos Jokowiski, Pássaros na Cidade, ilustração para livro infantojuvenil, 2022