[artigos]

Este e espaço é reservado para alguns pensamentos sobre a arte, design, cor e mediações transformados em pesquisas e artigos científicos.

[4]

Dissertação de Mestrado – Ppgte – UTfpr

As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística. Dissertação de Graciela Johnsson Campos Jokowiski, 2017.

RESUMO

JOKOWISKI, Graciela C. As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística. Dissertação – Programa de Pós-graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

Esta dissertação apresenta uma abordagem sobre os dispositivos móveis como possíveis mediadores do pensamento artístico. Fundamentada em conceitos teóricos que permeiam as relações entre arte, imagem e tecnologia, pretende compreender a participação destes dispositivos no processo de criação a partir da observação da arte visual de David Hockney nos celulares e tablets. Seus objetivos específicos abrangem estudos de como os artistas da arte contemporânea têm se expressado por meio das imagens e como as janelas digitais têm participado deste movimento. A dissertação se inicia com um estudo teórico sobre as janelas da arte, priorizando aquelas que se inserem na arte contemporânea, seguida por uma investigação da trajetória do artista David Hockney. A pesquisa teórica foi importante para o entendimento de como as artes visuais contemporâneas têm materializado os conceitos dos artistas. A arte de Hockney nos dispositivos móveis é analisada a partir da exposição da série de pinturas Flores Frescas, onde o artista expõe suas obras nos tablets e celulares. A análise das imagens de Hockney complementa a pesquisa por meio de uma observação qualitativa e interpretativa de seis obras da mesma série, fundamentada em parâmetros que a pesquisa teórica indicou como prioritários para a construção de uma estética da arte digital. Esta análise identificou tendências da criação artística incorporadas nas pinturas a partir dos dispositivos móveis. A conclusão mostra uma apropriação do dispositivo por este artista por meio de um processo criativo que colabora para a formação de uma estética contemporânea.

Palavras Chave: dispositivos móveis. arte e tecnologia. arte contemporânea.mediação. David Hockney.

Clique aqui para ver o documento completo em pdf:  CT_PPGTE_M_Jokowiski, Graciela_2017

https://gracicampos.files.wordpress.com/2017/11/ct_ppgte_m_jokowiski-graciela_2017.pdf
[3]

Monografia de conclusão de curso  – MBA

DA TELA PARA AS TELAS: A JANELA QUE SENSIBILIZA OU  APENAS EMOLDURA O DESIGN VISUAL NA INTERNET 

A tela do computador, mais do que expor projetos visuais, é um importante meio criativo quando utilizada como ferramenta que substitui o pincel ou artefatos manipulados pelo artista. Essa moldura e todo o “meio digital” que ela representa se torna ainda mais importante dentro de um projeto de design, quando passa a ser a inspiração de um designer. O objetivo deste estudo é entender como a cibercultura é absorvida pelo design e transformada em manifestações estéticas. A observação de projetos visuais que utilizam o meio digital como conceito da sua criação possibilita a análise de como está ocorrendo a transposição de elementos desta cultura digital para os projetos visuais. Após  a observação de alguns projetos, foi escolhido um deles para ser objeto de uma pesquisa de sua presença na web, assim como uma análise estética da obra.

PALAVRAS CHAVE: Experiência. Suporte. Design. Arte. Linguagem. Internet. 

Apresentado Terceiro Seminário de Produção Científica COMDPI
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – UTP.

Artigo de Graciela Johnsson Campos Jokowiski,

Orientadora: Kati Caetano

Veja esta monografia em pdf – DA TELA PARA AS TELAS- A JANELA QUE SENSIBILIZA OU APENAS EMOLDURA O DESIGN VISUAL NA INTERNET


[2]

De tela para as telas: Em busca da experiência estética nas plataformas digitais.

Resumo: O presente artigo tem como finalidade analisar a questão da experiência estética na cibercultura, através das suas novas possibilidades de exposição e instrumentos de produção: as telas de computador. O recorte de observação são os artistas gráficos do Paraná que utilizam recursos digitais no processo artístico, seja na produção ou exibição do seu trabalho, são eles: Rogério Dias, Oswaldo Miranda, Simone Campos, Mazé Mendes, Rodrigo Ramon e Henrique Martins. Fez-se uma análise através da observação da presença on line destes artistas e detectados pontos de aproximação e distanciamento entre o meio digital e a arte tradicional, que serão apresentados no decorrer do artigo.

Palavras Chave: arte, meio digital, comunicação, suporte.

Apresentado Segundo Seminário de Produção Científica COMDPI – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – UTP.
Autores : Fernanda Weisheimer, Graciela Johnsson Campos Jokowiski, João Maurício Grabowski. Orientadores: Lucina Reitenbach Viana, Randy Rachwal, Kati Caetano
Veja este artigo em pdf – de telas para telas #02SPC

[1]

Usabilidade, design da informação e remixagem de conteúdo: O Case Zeca na Rede. Análise de uma campanha publicitária que misturou internet e midia tradicional.
Resumo: O presente artigo tem como finalidade principal estudar a web como nova plataforma, dentro da publicidade, como ela atinge o seu público e como pode ser uma extensão dos meios de comunicação já tradicionais. Este artigo abrange também uma pesquisa de interação do público neste suporte sua aceitação da migração de um conceito preestabelecido na televisão para a internet. Finalmente para um entendimento completo analisou-se a usabilidade na web, através da observação de um site que é parte fundamental de uma comunicação integrada.
Palavras Chave: design do usuário, remixagem, publicidade, internet, hibridização da publicidade

Apresentado Primeiro Seminário de Produção Científica COMDPI
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – UTP e no XI Seminário Internacional da Comunicação – PPGCOM – FAMECOS/PUCRS em setembro de 2011

Artigo de: Elaine Prada, Fernanda Weisheimer, Graciela Johnsson Campos Jokowiski e João Maurício Grabowski Orientadora: Lucina Reitenbach Viana
COMDPI – Universidade Tuiuti do Paraná – UTP-PR

Veja este artigo em pdf – zecanarede-artigo-2011

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s