Recitar um poema.

Uma manhã de sol de sexta-feira, uma cidade linda pra conhecer, pesquisadores, exploradores de mundos. Uma pergunta me chamou a atenção: Posso recitar o trecho de um poema? Eric McLuhan, era ele quem solicitava ao coordenador da mesa no XI Seminário Internacional de Comunicação. Não posso negar que para mim foi uma agradável surpresa ouvir isto e perceber o quanto, o filho do visionário e teórico da comunicação Marshal McLuhan, valoriza os artistas, os poetas, aqueles que segundo ele tem o poder de ver o mundo com 30 anos de antecedência. Seu pai era um visionário e usava das mesmas ferramentas dos artistas para compreender o mundo em que vivia. Eric McLuhan falou sobre comunicação, presente, futuro, informação.

Observar o meio ao seu redor e perceber o que ele tem a te dizer, mais do que isto, tentar reproduzir o que seus olhos enxergam no meio de maneira singular. Observar o que passa correndo pelos nossos olhos, tentar pegar aquilo que se escorre pelos meios dos dedos e solidificá-los em pensamentos, em frases, em desenhos, ou simplesmente expressá-los. Compartilhar. Isto talvez seja uma dádiva, uma missão ou simplesmente um modo de ser.


[ Seminário Internacional de Comunicação – Mídias Locativas e Transmídia: De que meios estamos falando? 16, 17 e 18 de novembro de 2011 – Faculdade de Comunicação Social da PUCRS – Porto Alegre/RS ]

Eric McLuhan (Instituto Harrison for the Arts) – Diretor de Estudos de Mídia no Instituto Harris, trabalhou durante longo período com seu pai, Marshall McLuhan, parceria que gerou a obra Leis de Mídia (1988). Pesquisador profundamente envolvido na exploração de meios de comunicação e ecologia. Suas publicações abordam os temas da mídia, comunicação, percepção, e literatura.

Clique aqui para ver o vídeo da palestra completa.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s